segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fator preço faz consumo de óleo de soja ser maior mesmo não sendo o melhor


Na hora de levar pra casa tem consumidor que fica de olho nas propriedades dos óleos de cozinha


Todos os óleos mais conhecidos são de sementes. Pra a dona de casa Ana Maria Sena, qualquer um serve.

Mas existem diferenças. O de milho, canola e girassol são melhores pra saúde, segundo a nutricionista Cristiane Tecchio.

O de soja ainda é o mais consumido porque é mais barato mas, apesar de mais barato, o óleo de soja contém mais gordura saturada. Aquela que pode aumentar o colesterol ruim e diminuir o bom. Mas todos os outros óleos também tem gordura saturada. Por isso, bom mesmo é medir o consumo.

A psicóloga Marta Bandeira está dentro dessa medida. Gasta um litro por mês pra ela e o marido. E prefere o óleo de canola.

Na salada, ela usa azeite. É o correto porque o produto não deve ser aquecido, senão perde as propriedades antioxidantes. No caso das frituras, então, nem pensar. Prefira os outros óleos, só que sem reaproveitar demais também. E sempre, sempre organize uma dieta equilibrada e com pouca quantidade de gordura, seja ela qual for. 

Mais um detalhe. O azeite extra virgem é o azeite de primeira prensa do caroço da azeitona. Ele tem mais propriedades do que o virgem, que já é uma segunda, terceira prensa. Mas todos, claro, também precisam ser consumidos com cuidado e na medida certa. Sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário