segunda-feira, 30 de julho de 2012

CONSTIPAÇÃO INTESTINA ou PRISÃO DE VENTRE


A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, porém, outros aspectos também são importantes para manter o bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal.
O bom funcionamento do intestino depende de três elementos inseparáveis. São eles: a ingestão regular de água, o consumo de alimentos ricos em fibras e a prática de atividade física. A regularidade da atividade intestinal só é adequada quando estes três fatores são atendidos.
As fibras auxiliam na formação e no transito do bolo fecal e, em parceria com a quantidade de água ingerida e a atividade física, são responsáveis por estimular a atividade muscular intestinal.
A forte tendência de consumo de alimentos industrializados pode agravar ou prejudicar o consumo diário de fibras. Os alimentos industrializados são, em sua grande maioria, excessivamente processados. O processamento acaba retirando alguns nutrientes do alimento, sendo a fibra um deles. Observe a rotugem nutricional que especifica a quantidade de fibras disponível nos alimentos selecionados para o seu consumo.
As frutas, os legumes e as verduras, por exemplo: mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga, folhas em geral são alimentos in natura e ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de baixa densidade energética. Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, semente de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

Receitinha:

Arroz enriquecido com aveia
Ingredientes
Modo de Preparo
1 xícara de arroz branco
1 colher de sopa de aveia em flocos
2 xícaras de água quente
Cebola, alho e sal a gosto
1 fio de óleo
Frite o arroz no óleo, quase na hora de colocar a água, coloque a aveia e os temperos. Logo após coloque a água. Deixe cozinhar até a água secar.
Rendimento: 02 porções

Um comentário:

  1. Muito legal... uma dica sobre observar a quantidade de fibra na rotulagem, deve ser de no minimo 3,0 gramas pra 100 gramas do produto. Menor que 3,0 gramas o alimento não é considerado rico em fibra. bjinhos

    ResponderExcluir