segunda-feira, 21 de maio de 2012

Nutrição e Acne


           Acne é uma doença inflamatória da pele, trazendo um efeito negativo á auto-imagem e ao padrão de beleza. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros (cravos) principalmente no rosto, costas, peito e ombros. Adolescentes com acne podem julgar-se com menor valor que seus pares. A acne grave pode causar desfiguração, cicatrizes e manchas na pele, agravando os problemas emocionais e de relacionamento já presente nesta fase.

            Veja alguns nutrientes importantes e suas funções na prevenção e tratamento da acne:

Vitamina A - diminui a produção de sebo. A melhor fonte de vitamina A são os alimentos ricos em betacaroteno. São eles: cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolis, espinafre, salsinha, etc.

Vitamina C - antioxidante e antiinflamatória. São fontes de Vitamina C: acerola, abacaxi, laranja, limão, morango, goiaba, limão, pimentão, etc.

Vitamina B2 - controla a oleosidade da pele. Encontra-se vitamina B2 nos seguintes alimentos: leite, carnes, ovos, fígado, lêvedo de cerveja, espinafre.

Vitamina B6 - regula o metabolismo hormonal. Carnes de boi e porco, fígado, cereais integrais, batata, banana são fontes de vitamina B6.

Fibras - promovem um bom trabalho intestinal, eliminam toxinas. Fontes de fibras: verduras, legumes, frutas, alimentos integrais, aveia, semente de linhaça, etc.

Cálcio, fósforo e magnésio - mantêm o equilíbrio do sangue. Suas fontes principais são: leite e derivados, vegetais de folha verde escura, leguminosas, etc.

Zinco - cicatrização e regeneração de tecidos. Fontes: ovo, cereais integrais, gérmen de trigo, etc.

Chá verde - antioxidante, repele as bactérias que causam as espinhas e reduz a inflamação (podem ser feitas compressas de chá verde gelado em cima da lesão).

É importante evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares.
Outra dica muito importante: não se esquecer de beber bastante água.
Ter uma alimentação saudável e balanceada influencia bastante no tratamento da acne.

4 comentários:

  1. Muito bom esse post.Eu tô com espinha igual adolescente. Sempre bom saber se alimentar!Sucesso Criiis!!

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    1. Obrigada Gata, você sabe que o seu apoio é fundamental. Bjus

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  2. Parabéns pelo Blog!!! Muito boa a informação.

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    1. Obrigada Úrsula... Estamos na luta né! Um passo de cada vez...

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