terça-feira, 29 de maio de 2012

UM POUQUINHO DE RECICLAGEM.


 O que fazer com o famoso óleo de cozinha?

Beber suco de uva é o que os médicos recomendam às pessoas que têm má circulação sanguínea, pois a fruta ajuda aumentar o colesterol bom e evita acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração. E a gordura, proveniente do óleo de fritura, está entre os principais causadores da obstrução arterial.
O que acontece em várias cidades do Brasil não é muito diferente do que ocorre com o corpo humano. No caso, os vasos sanguíneos são equivalentes às tubulações de esgoto, pois todo o óleo despejado ralo abaixo também obstrui o sistema sanitário. Porém, nesse contexto, nem mesmo todas as uvas cultivadas no Rio Grande do Sul resolveriam o problema.
Contudo, o entupimento das artérias sanguíneas e do sistema de esgoto está longe de ser o único prejuízo causado pelo óleo de cozinha. O produto tem um grande potencial de contaminação. "Quando despejado pelo ralo, o óleo de fritura chega à rede de esgoto e é lançado no mar ou nos rios. O problema é que o óleo é menos denso que a água e ele se espalha pela superfície com muita facilidade. Basta ver que apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar até um milhão de litros de água, impedindo a passagem de luz solar na água, além de prejudicar a oxigenação das plantas aquáticas e afetar todo o seu ecossistema. Portanto, cada litro de óleo recuperado equivale a milhares de litros de água preservada", explica Stefan Klaos Lins, químico santista especializado em meio ambiente.
É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha, frequentemente utilizado em frituras. A capacidade poluente da substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.
A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes.
Se o óleo for despejado diretamente no esgoto, ele encarece o tratamento deste em cerca de 45%. Além de todos esses problemas, ele ainda causa mau cheiro e pode provocar entupimento, ajudando a causar refluxos e alagamentos.
Para evitar todos esses problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem.  O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plástico transparente, e entregar em algum posto de coleta na cidade.
Uma das opções práticas e econômicas está transformar esse mesmo óleo em sabão. O processo pode ser feito em casa mesmo.

Veja! Nesse vídeo vamos aprender como reutilizar o óleo de cozinha para fazer sabão em vez de jogar fora. Segue o link de acesso!
Artigo interessante e com um montão de receitinha. Escolha a sua!
http://www.geronetservices.com/downloads/Oleodefritura.pdf

Locais de coletas em Governador Valadares: Supermercados Coelho Dinis e Araújo do Shopping (Hipermercado). E na sua cidade onde há postos de coleta de óleo usado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário