terça-feira, 22 de maio de 2012

Alimentos Funcionais


São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças.
Pensando nos benefícios para saúde, testei  e adaptei várias receitas para um evento do Dias das Mães onde falei sobre o assunto: Alimentos Funcionais. Cheguei a uma receita saborosa e prática, que agradou quem degustou e a recebeu como um carinho simbolizando essa grande homenagem que é o Dia das Mães.
Não há nenhum mistério!
O sucesso de uma receita encantada depende da qualidade dos ingredientes utilizados, sejam eles colhidos ou comprados. O essencial é ter um bom olho. Localizar, identificar, selecionar, classificar e tocar também, para por no cesto o que a Mãe Natureza tem para oferecer.
Alimentos Funcionais presentes no CUP CAKE e seus benefícios:
Linhaça
Contém Ômega-3, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle de doenças auto-imunes e inflamatórias. Lignanas, que ajudam na inibição de tumores hormônio dependentes.
Aveia
Contém Betaglucama, que ajuda no controle da glicemia e do colesterol sérico.
Farinha de Trigo Integral
Contém fibras que melhoram a saúde intestinal e com isso ajudam a reduzir o risco de câncer de cólon. Além disso, proporcionam mais saciedade e ajudam no controle do colesterol e da glicemia.
Uva (Suco Integral)
Contém resveratrol  – presente no vinho tinto seco e no suco de uva vermelha. Ajuda aumentar o colesterol bom e evita acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.
Ovos e cereais, assim como: frutas (caqui, mamão, laranja, limão, acerola); hortaliças (beterraba, espinafre, cenoura, tomate, brócolis, repolho)
Contêm vitaminas A, C, E; betacaroteno; mineral selênio. Antioxidantes (previne envelhecimento) e auxilia na cicatrização.
Cup Cake Funcional
Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de margarina
- 3 gemas
- 3 claras (Neve)
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 1 xícara de suco de uva integral
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
- 1 1/2 xícara de farinha de trigo branca sem fermento
- 3 colheres (sopa) de semente de linhaça
- 1 colher (sopa) de aveia em flocos
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 xícara de gotas de chocolate (opcional)
Modo de Preparo
1- Bata no liquidificador as gemas, a margarina sem sal, o açúcar mascavo, a aveia, a semente de linhaça e o suco de uva integral por 5 minutos.
2- Em uma travessa a parte adicione e misture as farinhas e o fermento, derrame a mistura liquida, mexa bem até a massa ficar homogênea. Se optar pelas gostas de chocolate, coloque-as nesse momento. Depois adicione as claras em neve e mexa delicadamente com uma colher.
3- Distribua a massa nas forminhas próprias para Cup Cake.
4- De olho no relógio: Preparação: 15 minutos; Cozimento: 30 minutos;
Temperatura do forno: 180ºC
5- Retire o bolo do forno, decore de acordo com sua preferência. Sirva em seguida.
Rende 15 porções.
Fonte: receita adaptada do site: http://blog.veronicalaino.com.br/2009/11/11/bolo-de-linhaca-com-maca/ com o meu uso e experiência na cozinha.  
As Receitas Amorosas de Uma Feiticeira - o Diário Mágico de Brigitte Bulard-cordeau - Brigitte Bulard-cordeau

4 comentários:

  1. Menina adorei! E ainda é Nutritivo!!! Muito bom!!! BJ

    ResponderExcluir
  2. Cris, não dá pra tocar a margarina por manteiga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da sim Flor... Manteiga sem sal.
      Faça, você vai adorar.
      Beijos lindona. Saudades!

      Excluir