sábado, 26 de maio de 2012

SERÁ QUE VOCÊ RALMENTE SABE SOBRE QUALIDADE DE VIDA?


          Hoje se ouve muito falar em qualidade de vida.  Mas o que significa esse termo na verdade? Alguém já parou para pensar? Hoje quando atendemos, falamos muito para nossos pacientes. A mudança de hábitos alimentares, a prática de uma atividade física e o lazer, conciliado gera qualidade de vida. Será que é só isso? Fiquei me perguntando.
          Fique na dúvida se meu conceito estava correto. Resolvi pesquisar o termo, e achei algumas definições. Destacarei algumas delas:
  • A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964 ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas." O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos. O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como uma consequência negativa a sua progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE DIVISÃO DE SAÚDE MENTAL GRUPO WHOQOL).
  • Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis. (Wikipédia)
  • A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade, justiça social. (Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948)
          Então, conseguiu se identificar com alguma dessa difinições? Eu descobri que nas minhas orientações e no meu conceito de qualidade de vida estão faltando muitos itens para ser completo.
          Mas como conseguir tudo com harmônia, se sempre faltará alguns desses itens. Mas qualidade de vida somos nós que propiciamos. Nós que fazemos o momento.
          Não estou questionando esse termo à toa. Ele é pertinente!
          Vou contar uma história para vocês onde percebi a falta de peças nesse enorme quebra cabeça.
          Temos um grupo de amigas da faculdade. São muito animadas. Todas lindas e com muito carisma. Umas apaixonadas pelas outras. Uma do grupo vai se casar e resolvemos fazer o chá de panela de despedida de solteira. Faltaram algumas por motivos pessoais, outras talvez não estivesse mesmo com vontade de ir. Mas era um dia especial para nossa amiga que iria casar. Bom, as sobreviventes estavam lá batendo carteirinha como sempre. Na hora das bincadeira, eu de vez enquando viajava no meu mundo... Pensando que no pacote das pessoas que não queriam sair de casa, estava euzinha que cheguei em pensar na hipótese de não ir.
          Mas fui assim mesmo. E foram feitas homenagens lindas para a noiva. Todas nós rindo, falando alto e juntas como toda mulher (rs). Naquele momento percebi que estava tendo um dos meus intem de qualidade de vida, somando com todos aqueles que já haviam conquistado durante o dia. O conhecimento, a companhia das minhas filhas, os meus primos, o descanço merecido do final de semana, a alimentação, a paz interior, a minha moradia. E resolvi me entregar aproveitando o momento com todas elas.
PERFEITO meninas!

6 comentários:

  1. Que lindo Cris... Juro pra vc que quase chorei!!
    Esse é o segredo de se alcançar uma vida com qualidade... buscar ser feliz a cada instante, juntos daqueles que amamos e que nos amam!!!
    Meninas, foi maravilhoso estar com vocês... Já estou sentindo saudades!!
    E Carol, parabéns e que Deus continue abençoando a você e o Rogério!!
    Com amor,
    Aline Félix.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Aline. Foi de coração!
      Espero que as meninas tenham lido!
      Beijos, ótimo domingo e até dia 07 e 09. rsrs

      Excluir
    2. obrigada Aline, que Deus a abeçoe tambem bjao

      Excluir
  2. Lindo Cris, me emocionei, obrigada por tudo e agradeço as meninas também por me proporcionar um momento tao gostoso quanto aquele.
    a próxima reunião vai ser la em casa !!! bjao

    ResponderExcluir
  3. Cris, é um prazer poder fazer parte da sua vida e contribuir para que vc tenha boa qualidade de vida! Vc é encantadora. Amo vc, vc sabe neh! Foiii tao bom, imagina se vc nao fosse? Alias, amo todas voces!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Aiai, vai eu comentar já com os olhos cheio de água,isso eu chamo de crueldade cris, kkkk. Más enfim, foi perfeito sua fala e sua colocação, tbm chamo isso de qualidade de vida, que infelizmente neste mundo moderno ou podemos já chamar de pós modernidade está se perdendo este tipo de qualidade de vida, estar com vocês é sempre ótimo e é uma pena que não fazemos isso mais vezes, pois confesso sinto muita falta disso. E ao casal Carol e Rogério toda benção nesta união e lembre - se que, o que Deus uniu o homem não separará, bjão e conte comingo sempre.

    ResponderExcluir