sexta-feira, 29 de junho de 2012

FARINHA DE TRIGO FORTIFICADA E ANEMIA FERROPRIVA


Durante a vida passamos por muitas provações. Umas boas, outras ruins... Mas o legal disso tudo é que se você souber conduzir com sabedoria as situações os acontecimentos amargos acabam sendo transformados em desafios e realizações. Esse Trabalho de Conclusão de Curso foi prova disso. Momentos árduos, mas com final compensador e de grande aprendizado. Mas que ficará marcado para sempre, como mais um cascalho para construir o nosso castelo.
Estou disponibilizando o Resumo, com o link claro do trabalho na integra. Você profissional que esteja querendo saber um pouco mais sobre esse assunto rico clique aqui. Esse trabalho foi realizado em parceria minha Cristiane Tecchio e Katyelle Nunes Garcia mais duas orientadoras. Mas não posso deixar de lembrar que tivemos apoios valiosos de todos que nos amavam e estavam conosco nessa empreitada. Com esse amor e carinho conseguimos chegar até o final e acreditar naquilo que estavam deixando a gente perder. A confiança!

COMPOSIÇÃO CENTESIMAL E ANÁLISE DO TEOR DE FERRO NAS FARINHASDE TRIGO FORTIFICADAS COMERCIALIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE GOVERNADOR VALADARES E LAVRAS – MINAS GERAIS

RESUMO


A anemia por deficiência de ferro é considerada um sério problema de saúde pública, atingindo cerca de quatro a cinco milhões de pessoas, no mundo, em todos os segmentos sociais. No Brasil, o Ministério da Saúde, em 2001, tornou obrigatória a fortificação das farinhas de trigo e milho, como uma estratégia de controle da anemia ferropriva. Com o objetivo de verificar se o teor de ferro dessas farinhas estão de acordo com as determinações legais, foram analisadas 5 amostras de farinhas de trigo fortificadas comercializadas nos municípios de Governador Valadares e Lavras, Minas Gerais. A técnica de Van Soest foi utilizada tendo como referência o Instituto Adolfo Lutz. A composição centesimal das mesmas farinhas foi analisada determinando–se o teor de umidade, de extrato etéreo, de proteína bruta, de fibra bruta, de cinzas e a fração glicídica. A ferramenta escolhida para as análises estatísticas foi o programa SISVAR. As análises realizaram-se no Laboratório  Central de Análises do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras, MG. As farinhas analisadas apresentaram uma quantidade de ferro superior à determinada pela ANVISA. Quanto à composição centesimal, os valores médios dos diversos componentes analisados encontram-se de acordo com o proposto. Os resultados obtidos a partir da análise do ferro mostram a importância da frequente verificação dos componentes dos alimentos fortificados para o controle e prevenção da anemia ferropriva.

Aproveitando que estou falando de Farinha de Trigo e Anemia... Vou disponibilizar uma super-receitinha de BOLO DE LARANJA... Faça! Você vai amar...
Bolo de Laranja

Ingredientes:
¼ de xícara de leite
1 unidade de laranja cortada em cruz
4 unidades de ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 copos de (250 ml) farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo
Bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador, depois despeje o liquido em uma travessa já com a farinha de trigo, o açúcar misturado. Misture bem e por último coloque o fermento. Despeje em uma travessa já untada e polvilhada com aveia e leve ao forno para assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário