terça-feira, 5 de junho de 2012

Nutrientes e Fotoproteção

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela forma uma barreira fina e extremamente sensível entre o organismo e o mundo exterior.
Assim como ocorre com qualquer outro tecido, a pele depende do fornecimento apropriado de componentes nutricionais. A exposição excessiva a radiação ultravioleta do sol, promove graves alterações cutâneas, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme e doenças da pele, como o câncer.
Além do uso de fotoprotetores externos (protetores solares), o uso dos fotoprotetores internos (nutrientes) é de extrema importância, já que estamos expostos ao sol diariamente.
Pesquisas recentes têm mostrado que nutrientes com ação foto protetora é uma excelente opção para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar.
Veja a seguir alimentos aliados da sua pele, especialmente no verão:
Amêndoa: rica em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres - em quantidades aumentadas levam ao envelhecimento precoce.
Cenoura e goiaba: fontes de betacaroteno, potente antioxidante precursor da vitamina A. O nutriente impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A ajuda a clarear a peje e previne o aparecimento de acne.
Cacau: contém flavonóides, antioxidantes capazes de melhorar a aparência de peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a pele em geral e promove maior resistência aos efeitos dos raios UV.
Semente de linhaça: seus ácidos graxos ômega-3 melhoram a aparência das manchas, ajudam a minimizar as tinhas de expressão e promovem hidratação. 
Espinafre: rico em ácido fôlieo reforça a capacidade da pele se renovar, prevenindo o envelhecimento.
Tomate: quando aquecido libera o licopeno, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios UV.
Castanha-do-pará: é rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.
É importante salientar que quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação.
Receita de suco com betacaroteno (protetor cutâneo oral)
2 rodelas de pepino
¼ de maçã
½ beterraba
½ cenoura
200 ml de água

Bater tudo no liquidificador e tomar antes de dormir

Nenhum comentário:

Postar um comentário