domingo, 1 de julho de 2012

DE OLHO NA DATA DE VALIDADE?


         Ao comprar um alimento fresco, você se preocupa com a sua aparência, pois é ela quem revela se o ingrediente está adequado - ou não - para o consumo. Porém, quando o assunto são alimentos industrializados, principalmente os que necessitam de refrigeração, além da aparência existem outras preocupações fundamentais. No Brasil, desde o inicio dos anos 1980, há uma lei vigente que exige das indústrias de alimentos que estampem, de forma visível nas embalagens, informações fundamentais do produto, como datas de fabricação e validade, peso e lote.

Até a data de vencimento, as empresas garantem as características organolépticas do produto, ou seja, as propriedades que podem ser percebidas pelo consumidor, por meio dos sentidos humanos. Após esse período, o fabricante pode se isentar de qualquer responsabilidade sobre o alimento consumido. "Por essa razão, é importante que durante a compra o consumidor confira o prazo de validade, pois se por acaso ele comer algum produto vencido, há o risco de adquirir um quadro de intoxicação alimentar, que pode ser percebido por mal-estar, dor abdominal, vômitos e diarreia".

Quer saber mais sobre o assunto? Assista a essa reportagem sobre Rotulagem dos Alimentos com  a minha contribuição: Cristiane Tecchio - Nutricionista.


Um comentário: