segunda-feira, 16 de julho de 2012

OVO É UM DOS ALIMENTOS MAIS RICOS EM NUTRIENTES


Passou na TV - Nutricionista Aline de Souza Félix parceira do BLOG.

Com certeza você já deve ter ouvido falar mal de ovos. Essa reportagem ajuda a desvendar alguns mitos em torno deste alimento
O brasileiro consome, em média, 160 ovos por ano. Sera mesmo que é a quantidade ideal? Comer muito pode prejudicar a saúde?

Pra tirar a dúvida, procuramos a nutricionista Aline de Souza. Ela diz que o ovo é fonte de proteínas e vitaminas. E o colesterol está longe de trazer malefícios para o consumidor.

Outro detalhe: todas essas substâncias são indicadas para gestantes. A dona de casa Renata Moura tem um filho de 2 anos e não sabia que no ovo encontraria fontes tão ricas em nutrientes.

Mas tudo isso vai depender da quantidade consumida: 1 a 4 unidades por semana é o ideal. O ovo cozido é o mais saudável. Mas tem outra opção: o pochê. É um ovo frito, mas com apenas água, sal e vinagre.

Uma outra orientação importantíssima é quanto a forma de armazenamento. O que muita gente não sabe, é que o ovo não deve ser guardado na porta da geladeira e sim na prateleira. No abrir e fechar, a temperatura dos alimentos oscila, o que pode propiciar o desenvolvimento dos micro-organismos que muitas vezes já estão presentes na casca do ovo, explica a nutricionista.

Renata não sabia que o certo era guardar o ovo dentro de uma vasilha com tampa. E não custa nada lembrar: cada unidade tem que ser lavada, antes de ser consumida. De preferência, sem gordura.

Uma cartilha sobre boas práticas para serviços de alimentação da ANVISA recomenda que o consumidor deve sempre comprar ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais além de certificar a data de validade e observar se não estão com a casca suja, trincada ou quebrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário