quarta-feira, 20 de junho de 2012

ORGANIZAÇÃO, DETERMINAÇÃO, DISCIPLINA E MUITA, MAS MUITA PACIÊNCIA...


Se você tem uma grande meta no que diz respeito à perda peso, pode se sentir sobrecarregado, mas pode alcançá-la se abordar de maneira certa (e se sentir bem no processo). Pare, respire profundamente e prepare-se para cumprir as metas a seguir!

Estabeleça metas razoáveis

Qual é o seu objetivo e em quanto tempo quer atingi-los? Se você quer perder 7 quilos, pode precisar de até dois meses para atingir esse objetivo. Mas se quiser uma perda significativa de peso, o caminho a percorrer é maior. Defina pequenas metas que será capaz de cumprir em vez de estabelecer apenas o objetivo final. Estabeleça datas e anote: para atingir determinado peso, caminhar uma hora por dia, cortar o consumo de fast food etc.

Saiba qual é sua ingestão calórica

Perder peso é criar um déficit calórico, significa queimar mais calorias do que se consome. Você pode conseguir este déficit comendo alimentos menos calóricos ou aumentando o nível de atividade física. Tente manter uma perda de peso constante de 600 gramas por semana. As pessoas que perdem peso neste ritmo estão mais propensas a manter o peso a longo prazo em comparação as pessoas que o perdem rapidamente.

Planeje as refeições da semana

Se você planejar as refeições e comprar tudo o que precisa com tempo, vai evitar o estresse de ter que preparar algo para comer no último minuto ou comprar fast food em um restaurante. Além disso, quando você prepara sua própria comida, controla a quantidade de óleo, manteiga e outros ingredientes ricos em gordura. Se fazer um plano semanal é muito para começar, comece a planejar as refeições da quarta-feira e aumente gradualmente o número de dias que pode cozinhar.

Anote o que come

Saber o que você come (e quantidade também) revela seus hábitos. Você pode estudar maneiras de melhorar o consumo de calorias optando por um lanche saudável, evitando batatas fritas, por exemplo. A partir disso, você será responsável pelos seus objetivos. Mantenha um caderno separado para anotar tudo que você come no dia a dia ou baixe um aplicativo para registrá-lo no celular imediatamente.

Controle a quantidade

Uma das formas mais simples de redução de calorias é reduzir a quantidade: afinal, a metade da porção é igual a metade das calorias. Quando for a um restaurante, divida sua porção ao meio e faça uma pausa de 10 minutos antes de comer a próxima. Você vai se dar conta de que a fome vai passar e poderá levar metade da comida para casa.

Remova os obstáculos

Muitas vezes tomamos decisões pouco saudáveis por conveniência. Prepare-se para o sucesso planejamento o futuro. Pense no que está travando você: os sapatos certos? Leve um par extra para caminhar no horário do almoço. Será que é o desejo de comer um salgado? Tenha uma taça de fruta fresca em vez de um prato de doces. Não deixe que a disponibilidade ou a conveniência pare você!

Mantenha-se hidratado

Como uma máquina bem lubrificada, seu corpo funciona de forma mais eficiente quando está bem hidratado. Beber água também pode evitar que coma compulsivamente por estar ingerindo outra coisa de forma ativa. Tenha uma garrafa de água sempre à mão. Você pode definir metas sobre o número de garrafas que pode tomar durante o dia e caminhar até o bebedouro. É mais uma atividade no seu dia, em vez de ficar sentando à mesa por horas a fio.

Reserve um tempo para caminhar

Exercício não precisa significar uma hora na academia experimentando a última moda para entrar em forma. A melhor coisa que você pode fazer para criar uma rotina de exercício é a caminhada. Caminhe em seu bairro ou parque, vá ao trabalho a pé e, se o tempo não está bom, caminhe em algum centro comercial. Se o tempo recomendado de 30 minutos por dia é demais para você, comece com cinco minutos, ou um quarteirão, e aumente gradualmente a quantidade de tempo.

Dê um prêmio a você ao atingir uma meta

A melhor coisa em estabelecer metas razoáveis ​​para si mesmo é que você pode alcançá-las. A medida que alcança as metas de seu plano de perda de peso, aproveite a oportunidade para se fazer um agrado. Sua recompensa pode ser simples, como mostrar o seu feito no Facebook ou desenhar uma estrela no diário. Pode ser grande também como comprar uma roupa nova. Você trabalhou duro para chegar onde está e merece aproveitar o momento!



Escrito por Johan Mengesha

terça-feira, 19 de junho de 2012

GRÃOS ESPECIAIS


SOJA:
Originária da China a Soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como feijão lentilha e ervilha.
A soja é um ingrediente que melhora a qualidade de vida. A grande maioria das pessoas, hoje, pensa na saúde quando escolhem os alimentos, tendência que ocasionou um crescimento significativo nas vendas de alimentos que contêm soja no mundo inteiro.

Conheça os benefícios da proteína de soja em relação aos seguintes aspectos:

 * Saúde do coração (redução do colesterol);
* Saúde dos ossos (aumento da densidade óssea);
* Alívio dos sintomas da menopausa (redução das ondas de calor);
* Nutrição para atletas (maior rapidez na recuperação muscular);
* Controle de peso (saciedade).

 Nos últimos anos, diversos estudos clínicos foram realizados em todo o mundo, comprovando o potencial benéfico da proteína de soja em relação aos aspectos acima.


QUINUA:

A Quinua é um pseudo-cereal, um grão completo e um alimento considerado sagrado pelos povos Incas, por ter em sua composição elementos não encontrados em outros alimentos e que se comparam em valor nutricional ao leite materno.
A proteína presente se compara à proteína animal.
Seus aminoácidos essenciais (componentes da proteína que necessitamos e que não são pelo nosso organismo) são combinados na medida certa para atender a essas necessidades.
Em abundância encontra-se Ômega 3 e 6 (gorduras do bem que eliminam gorduras do mal e que protegem nossas artérias), vitaminas principalmente as do Complexo B e vitaminas E, C, minerais (cálcio, magnésio, manganês, potássio, e zinco), bons carboidratos e fibras.

Outras vantagens:

* Seu volume triplica depois de cozida;

* De preparo rápido;

* Não Contém Glúten, atendendo as necessidades dos celíacos(intolerância ao glúten);

* Vai bem com tudo, salada, doces e salgados;

* Em forma de vitaminados;

* Com mel, castanhas e frutas;

* Cozido com legumes;

* Substitui o arroz;

* Com Granola;

* Usado em tortas, bolos e bolachas.     



 Fonte: Jornal Cereal.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

HALITOSE E NUTRIÇÃO

           A halitose, mais comumente conhecida como mau hálito, é a eliminação de odores desagradáveis provenientes da boca ou da respiração. Pode ser reflexo da alimentação, do jejum prolongado, da má higiene oral, de baixo fluxo salivar e, também, consequência de determinadas doenças como os problemas renais, hepáticos ou diabetes.
          O mau hálito ao acordar não está inserido nesse contexto. Ele decorre de uma hipoglicemia natural, referente ao tempo que o organismo ficou em jejum durante uma noite de sono, ao menor fluxo salivar neste período, e, consequentemente, à presença, na boca, de uma maior quantidade de bactérias. Quando este odor desagradável não tem como origem alguma doença ou disfunção, pode ser que a alimentação esteja interferindo neste processo, muitas vezes por alimentos que comumente estão associados a este quadro ou a outros que , particularmente ,causam em algumas  pessoas esta reação.

Alguns alimentos devem ser evitados para a prevenção da Halitose:

·         Carnes gordurosas (retirar peles e gordura de carnes)

·         Frituras

·         Alimentação rica em proteínas

·         Alimentos ricos em sódio (sal)

·         Alimentos à base de cafeína

·         Alimentos muito condimentados

·         Vegetais como: brócolis, repolho, couve-flor, alho, cebola em excesso.

·         Leite e seus derivados integrais

·         Bebidas alcoólicas

Por outro lado, alguns alimentos auxiliam na higiene bucal, retirando restos de alimentos e células mortas da língua que podem causar Halitose:

·         Ingestão de no mínimo 2litros de água por dia (fracionada ao longo do dia)

·         Alimentos ricos em fibras, como maçã, cenoura, abacaxi.

·         Alimentos amargos (auxiliam na produção salivar).

Americano que perdeu 181 kg tem recaída e fica obeso de novo


Hoje estava lendo a reportagem desse link e pensando, analisando meu protocolo de atendimento.

Não ignore o link . Primeiro leiam e reflitam...

Eu tenho acompanhado vários pacientes que me procuram depois de terem feito uma gastroplastia, também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirugia de Redução do Estômago. É, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica).

Todos, sem exceção, eu encaminho para tratamento psicológico. Mas nem todos dão conta. Acham que obesidade não tem influência do psicológico, e que agora com a redução do estômago ficarão magros para sempre. Não é bem assim.

Tanto antes como depois da cirurgia, o paciente precisa de acompanhamento nutricional, psicológico e, principalmente, do auxilio da família e do médico. Pois foi neste profissional que o paciente depositou sua confiança.

Não estou dizendo aqui que sou contra ou a favor da cirurgia. Cada caso é um caso. Estudamos para analisar o paciente como um ser humano completo e não só a parte nutricional. Ou eu estou errada?!

Vejam bem... Voltemos à reportagem com fotos. Mesmo não passando por um procedimento invasivo que é a gastroplastia, este paciente se sentiu confuso com o novo estilo de vida.

Olha que coisa interessante isso!

Apaixonei-me pela história. Pois vejo que muitos de nós passamos por isso. Trabalhar uma parte do problema não adianta. Temos que olhar para o paciente/indivíduo como um todo. Precisamos deixar de ser egoístas e buscar ajuda, parceria de outros profissionais para nos completarmos.

Vale a pena reavaliarmos o nosso protocolo. Será que assim teremos mais adesão de nossos pacientes ao tratamento? Será que deixaremos de acreditar que somos fadas madrinhas, e que não temos o poder de transformar uma abóbora em carruagem e uma gata borralheira em princesa?

Tenho um olhar diferenciado da nutrição e isso tem me ajudado muito no dia-a-dia dos meus atendimentos. 

Sempre valorizando a equipe multidisciplinar. Quando temos o suporte dessa equipe, temos do paciente: melhor adesão ao tratamento, diminuição do estresse familiare manejo de crises e recaídas das cormobidades.

terça-feira, 12 de junho de 2012

DESEJOS A FLOR DA PELE...


Quem não sonha com um dia dos namorados cheio de sensualidades e fantasias?
Velas, luminárias, fontes, flores e música relaxante ajudam a proporcionar um clima aconchegante. Para estimular o desejo, a sugestão é utilizar também alguns alimentos naturais que induzem a produção normal de hormônios sexuais,
Que tal preparar um jantar maravilhoso com alimentos afrodisíacos?
Veja algumas dicas para esta noite tão especial:
Castanha-do-pará - umas das principais fontes de selênio, essencial para a produção dos espermatozóides, tem como funções melhorar a qualidade do esperma e a fertilidade em homem.

Cacau - fonte de vitamina B1, fundamental para uma adequada transmissão nervosa e produção de energia pelo corpo, que é essencial para a libido, de triptofano, aminoácido precursor de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e felicidade, é fonte de feniletilamina, que proporciona a sensação de prazer, além de ter Arginina, um aminoácido que promove aumento do fluxo sanguíneo do pênis devido à vasodilatação promovida, e evita o risco de impotência sexual.

Zinco - mineral que promove a modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen. Sua deficiência leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual, em mulheres. Nos homens, pode causar impotência sexual As principais fontes alimentares de zinco são ostras, grão de bico e demais leguminosas, semente de abóbora, cereais integrais, oleaginosas, semente de gergelim, tahine e chocolate amargo.

Gengibre - possuí ação estimulante auxiliando na prolongação da função erétil. Pode ser consumido na forma de chá ou para temperar receitas doces e salgadas.

Baunilha - induz a paixão através do aroma e fragrância afrodisíacos. 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Por que se alimentar de forma diferente pode melhorar o mundo (e a sua vida)?



Estava escrevendo o post de hoje... Era sobre o iogurte... 
Mas resolvi olhar meu e-mail antes de postar e tenho recebido com frequência e-mail de sugestões, dúvidas, enquetes. E tinha esse link que resolvi compartilhar. 
Muito bom!
Vale à pena ler e ver os vídeos com atenção. Boa leitura a todos. 

Por que se alimentar de forma diferente pode melhorar o mundo (e a sua vida)?


Para ler a reportagem na integra clique aqui .


De autoria: Lydia Cintra
Jornalista apaixonada por meio ambiente, viagens e cultura. Acredita em um mundo melhor, sem clichês. lydia.cintra@gmail.com

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Super Lanche!!!


Com muita fome e sem idéia para o lanche da tarde? Segue uma dica de sanduíche super fácil e delicioso...

Sanduíche 3 Queijos com Rúcula e Tomate Seco

Ingredientes:

50g de Queijo Frescal
03 colheres de sopa de iogurte natural
02 colheres de sopa de queijo meia cura
01 colher de sopa de orégano
01 colher de sopa de cheiro verde picado
Folhas de rúcula rasgadas
02 unidades de tomate seco
08 fatias de pão de forma integral, preto ou de centeio.

Modo de Fazer:

Passe tudo no processador ou liquidificador, menos as fatias de pão. Espalhe uma porção dessa pasta em metade das fatias e cubra com as fatias restantes. Sirva quente ou frio.

Fica muito bem acompanhando com um suco de abacaxi com hortelã.

Rendimento: 04 sanduíches...

Os alimentos que provocam o aumento de glicose plasmática são os de alto índice glicêmico e os alimentos que promovem reação moderada e baixa de glicose plasmática são chamados de baixo índice glicêmico. Resumindo, quanto mais refinado é o alimento, maior seu índice glicêmico e quanto mais integral, menor é seu índice glicêmico. Na nossa dieta devemos evitas ou restringir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico ou consumi-los como exceção á regra alimentar.