terça-feira, 3 de julho de 2012

BENEFÍCIOS DO LEITE DE CABRA


Fui convidada para dar um apoio nutricional na festa agropecuária de Governador Valadares, a Expoagro 2012. Lá acontecerá o Torneio Leiteiro de Caprinos nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2012. Estarei representando a Associação dos Produtores de Ovinos e Caprinos de GovernadorValadares e Região e o CAPRIL PERFEITA, empresa produtora de leite de cabra, localizada na Rua 31, 469 Chácara, bairro Santos Dumont II - Governador Valadares – MG, Tel: (33) 9905-4740 / Cel: (33) 9916-4047 / 9985-3938.
O CAPRIL PERFEITA, localizado em Governador Valadares, desde 2009, recebeu esse nome, segundo Jordani e Jenifer, proprietários da empresa, em homenagem a sua melhor cabra.
Eles começaram com poucos animais que nem eram de raça e que produziam pouco leite. Na medida em que foi repercutindo a criação de cabra, começaram a vender o leite no bairro e em feiras livres. 
Percebendo o mercado cada vez mais promissor, investiram na compra de animais de alta genética, dando início ao negócio.
Hoje, produzem 1000 litros de leite de cabra por mês, distribuindo para as melhores redes de supermercado da região. Atendem até fora da cidade, como exemplo, a cidade de Caratinga e Ipatinga.
Nesse tempo de trabalho, estudos, cursos e estágios em propriedades do  leite de cabra começaram a amar o trabalho. Pretendem conquistar cada vez mais o mercado, muito exigente e cheio de preconceitos sobre o leite de cabra.
O leite de cabra ainda é pouco usado na região, onde é grande a produção de leite de vaca. O leite de cabra, usado por pessoas alérgicas ao leite de vaca e em tratamento quimioterápico, por prescrição médica. As indicações médicas são raras. Muitos médicos desconhecem a produção de leite de cabra em GV. Quando indicam dizem que é difícil de achar.
 A idéia da cabra criada sem higiene, em lixões, sem um controle zootécnico também ajuda muito a denegrir o leite de cabra.
 A qualidade do leite depende da saúde dos animais e a higiene com que são criados. Jordani e Jenifer sabem que o caminho é longo e que precisam desenvolver parcerias saudáveis e confiáveis com a classe médica e nutricional na região.

Saiba um pouco mais sobre o leite de cabra e seus benefícios.

O bom leite de cabra é de cor branca pura, apresentando sabor e odor próprios, porém agradáveis. É um alimento recomendado, principalmente, pelo alto valor nutritivo e por ser de fácil digestão. Seu grande valor nutritivo resulta da riqueza em extrato seco, especialmente gordura. Sua alta digestibilidade é consequência do reduzido tamanho e dispersão dos glóbulos graxos e dos caracteres próprios de sua caseína. Forma coágulos de granulação fina e macia, portanto, de fácil digestão. É um leite naturalmente homogeneizado.
O leite de cabra contém os quatros elementos necessário à nutrição: o açúcar, a proteína, a manteiga e as vitaminas. É saturado de substâncias valiosas requeridas na melhor alimentação, como o ferro, o cálcio, etc. Segundo experimentos feitos pelo Dr. Johnson, um litro de leite de cabra equivale a qualquer das seguintes porções: 8 ovos, 150 gramas de boa carne, 900 gramas de batatas ou 400 gramas de galeto.

Menos Colesterol

O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menor teor de açúcar.

Menos Alergênico

Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, erupções cutâneas, entre outras alergias. A caseína alfa-S1, proteína encontrada em grandes quantidades no leite de vaca, é a grande responsável por esse tipo de reação alérgica. O leite de cabra possui apenas traços desta proteína, além disso, não contém b-lactoglobulina, também grande estimulante de reações alérgicas não específicas. Portanto, possui maior tolerabilidade se comparado ao leite de vaca. Isso significa maior absorção de nutrientes importantes como cálcio, proteínas e carboidratos.

Mais Digestivo

As partículas de gordura do leite de cabra são de tamanho reduzido em relação ao leite de vaca. Com isso, o leite é rapidamente absorvido, em cerca de 40 minutos, enquanto o leite de vaca demora, em média, 2 horas, deixando menos resíduos no intestino, evitando assim fermentação, formação de gases, má digestão, constipação, etc. Possuindo também capacidade tamponante. Para quem precisa de uma rápida reposição e aquisição de nutrientes, o leite de cabra é uma ótima alternativa.

Mais Cálcio

O leite de cabra é uma excelente fonte de cálcio e vitaminas, possuindo 130mg de cálcio para cada 100ml de leite, ou seja, 20% mais que o leite de vaca, sendo muito utilizado na ação preventiva e curativa de osteoporose.
O eczema infantil, uma espécie de asma, que geralmente pode evoluir para a asma clássica, também pode ser curada naturalmente com o leite de cabra. Criança tratada com leite de cabra dificilmente sofrerá de asma, garantem os pediatras do mundo todo.
Além disso, características inerentes ao leite de cabra estão sendo observadas e possibilitam diversas aplicações terapêuticas para problemas como distúrbios gastrointestinais e minimização dos efeitos colaterais da quimioterapia.

2 comentários:

  1. Parabéns lindona, ótima matéria e bastante relevante, vou experimentar e indicar para meus pacientes. bjinhos

    ResponderExcluir