segunda-feira, 2 de julho de 2012

TRANSTORNOS ALIMENTARES - Parte I


Com a ideia de transformar o blog  em referência, resolvi convidar alguns profissionais para uma parceria. Aline é uma jovem nutricionista e antenada. Fico muito feliz com sua participação. Essa será o primeiro de muitos post´s.
Mas lembrando que teremos: psicólogos, dentistas, pedagogos, jornalista e nutris.
Aguardem!!!
Cristiane Tecchio - Nutricionista Personal Diet

Por *Aline de Souza Félix

Então, vamos começar definindo transtornos alimentares: qualquer padrão de comportamento alimentar que cause dano severo à saúde de um indivíduo é classificado como transtorno alimentar.
Possuem etiologia multifatorial, ou seja, são determinados por diversos fatores que interagem entre si, para produzir e, muitas vezes, perpetuar a doença. São patologias de ordem comportamental, mais prevalentes em mulheres e que podem manifestar-se tanto na infância, adolescência - fase de maior prevalência, ou ainda durante a idade adulta. Por ora, vamos falar sobre os mais comuns.

ANOREXIA

A anorexia, cujo termo quer dizer “perda de apetite”, caracteriza-se por perda de peso intensa e intencional, devido a uma alteração na percepção da forma e do peso corporais, que leva o paciente a uma preocupação excessiva com o ganho de peso, resultando na adoção de dietas extremamente rígidas.
O medo de engordar leva o indivíduo a negar o apetite, e cada vez mais os pacientes começam a viver em função da dieta, do peso e da forma corporal, restringindo seu campo de interesse e levando ao isolamento social.

BULIMIA

Caracterizada por episódios de ingestão de grandes quantidades de alimentos, a bulimia é extremamente rara antes dos 12 anos. Pacientes bulímicos são frequentemente indivíduos com maior tendência a obesidade, e o episódio de compulsão alimentar, sintoma principal da patologia, normalmente aparece no decorrer de uma dieta para emagrecer, após uma sequência de eventos de alto estresse.
Após os episódios de compulsão alimentar, o paciente lança mão de métodos compensatórios como vômitos autoinduzidos e o uso excessivo de laxativos, ou ainda jejuns prolongados ou a prática obsessiva de exercícios físicos como forma de controle do peso e expurgação do sentimento de culpa.

TRANSTORNO DE COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA (TCAP)

Esse transtorno caracteriza-se por compulsão alimentar seguida de angústia e sensação de falta de controle. Difere-se da bulimia pela ausência de comportamentos compensatórios.
A maioria dos pacientes com o transtorno é obesa, porém nem toda pessoa obesa apresenta necessariamente, o transtorno. Pessoas com TCAP diferem das obesas sem TCAP no que se refere à gravidade da psicopatologia, ao início mais precoce da obesidade, à maior gravidade da obesidade e à má resposta aos regimes de tratamento, podendo estar associado a obesidade em adolescentes. Berkowitz et al, citado por Appolinario, relataram que 30% de um grupo de adolescentes obesas que procurou tratamento para emagrecer apresentava compulsão alimentar.

Quer seja pelos excessos, ou pela escassez, nosso corpo padece. A busca pelo equilíbrio, esse é o segredo para uma vida de qualidade!

MATERIAL DE APOIO

APPOLINARIO, José Carlos  and  CLAUDINO, Angélica M. Transtornos alimentares. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2000, vol.22, suppl.2, pp. 28-31.  Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600008>.
CLAUDINO, Angélica de Medeiros e BORGES, Maria Beatriz Ferrari. Critérios diagnósticos para os transtornos alimentares: conceitos em evolução. Rev. Bras. Psiquiatr. 2002, vol 24, Supl III, PP. 7-12. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v24s3/13964.pdf>.
CORDÁS, Táki Athanássios. Transtornos alimentares: classificação e diagnóstico. Rev. Psiq. Clin. 2004, vol 31, n.4, pp. 154-157. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rpc/v31n4/22398.pdf>.
DUCHESNE, Mônica et al. Evidências sobre a terapia cognitivo-comportamental no tratamento de obesos com transtorno da compulsão alimentar periódica. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul. 2007, vol.29, n.1, pp. 80-92. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-81082007000100015>.
ESPÍNDOLA, Cybele Ribeiro e BLAY, Sérgio Luís. Bulimia e transtorno da compulsão alimentar periódica: revisão sistemática e metassíntese. Rev Psiquiatr. RS. Set/dez 2006, vol 28, n. 3, pp. 265-75. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rprs/v28n3/v28n3a06.pdf>.

*Aline Souza Félix
Nutricionista graduada pela Universidade Vale do Rio Doce - GV
(33) 9136-2599

Um comentário:

  1. Cris, estou super feliz de poder contribuir..
    E você sabe que sempre que precisar pode contar comigo.
    É uma enorme honra! E olha, te admiro mais e mais!!
    Beijo. =)

    ResponderExcluir