O melhor e o pior
da Geração Y
O mercado está um pouco assustado com as
características da Geração Y, e em diversos momentos observamos o despreparo de
gestores e de empresas em promover as mudanças que se mostram necessárias e
urgentes. O que mais se observa é uma constante busca por modelos que permitam
o "enquadramento" dos jovens em processos organizacionais que foram
estabelecidos nos últimos 30 anos. Todo esse cenário tem pressionado os jovens a uma constante adaptação em suas
escolhas, contudo, as expectativas atuais da Geração Y são formadas por
estímulos intensos e diferentes, por isso, esse processo de adaptação não é
fácil.
Na verdade, o que há é uma necessidade de adaptação
diante das transformações que os jovens promovem a cada geração. O processo não
é simples para ninguém, mas, acredito que haverá um equilíbrio na medida em que
essa geração alcançar posições mais consolidadas, onde possa alcançar maior
maturidade e experiência.
Observando atentamente a Geração Y, podemos
encontrar algumas características muito positivas, tais como:
Energia – ser jovem é ter
um elevado estoque de força e habilidades que, se bem direcionado, promove um
grande desenvolvimento através das experiências.
Ousadia – ser jovem é
possuir questionamentos que podem "quebrar paradigmas" e promover
transformações em um mercado muito mais competitivo, onde as empresas
necessitam, como nunca, de inovações.
Curiosidade – ser jovem é
explorar o novo sem receios. Em um mundo cada vez mais dependente de
tecnologia, tornou-se comum ver jovens alcançando grande intimidade com os
novos equipamentos e novos processos.
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Contudo, é fato que, em um mundo muito mais
dinâmico, o jovem também tem alguns pontos, para os quais precisa dedicar maior
atenção, pois são neles que encontrará suas fragilidades e limitações. Alguns
pontos são:
Escolhas – para o jovem, é
natural ficar inseguro quando precisa fazer escolhas. Essa geração sempre foi
estimulada a vencer, acertar, ser vitoriosa. Não foi preparada para derrotas,
perdas e frustrações. Como fazer escolhas significa "perder" alguma
coisa, o jovem de hoje evita tomar decisões.
Foco – a quantidade de
possibilidades e estímulos sedutores que o jovem encontra atualmente faz com
que ele adote um comportamento superficial diante de todas as coisas. Sem foco,
sua trajetória segue um ritmo mais lento, inclusive para as próprias
expectativas.
Valores – os jovens gostam
de saber seus resultados e gostam de compartilhar. A armadilha se instala
quando a competitividade destrói os valores e os resultados são alcançados no
melhor estilo “custe o que custar”.
Certamente, a Geração Y não é muito diferente de outras
gerações. Como antes, sempre veremos características que apresentam o melhor e
o pior de cada jovem. Cabe a cada um saber explorar suas próprias
características, buscando a melhor estratégia para o seu desenvolvimento.
Escrito por: Sidnei Oliveira é consultor, autor
e palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento
de Novos Talentos e Redes Sociais, sócio-fundador da Kantu Educação Executiva,
vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental,
consultor-associado da Empreenda Consultoria e membro do conselho de
administração da Creditem Cartões de Crédito.
Fonte: http://msn.clickcarreira.com.br/querocrescer/2012/5/25/3951/o-melhor-e-o-pior-da-geracao-y.html
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