quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alimentos x Emoções


As emoções independem da nossa vontade. Não temos controle sobre elas. Podemos controlar a sua expressão, mas nunca deixar de sentir cada uma delas. Isso seria impossível e prejudicial ao ser humano.
A raiva e o medo são considerados os mais intensos e os  de maior dificuldade de controle em sua expressão.
Ao mesmo tempo em que são consideradas importantes para nossa sobrevivência, as emoções podem nos trazer sérias consequências diante do outro e de nós mesmos.

O estado emocional está na maioria das vezes intimamente ligado com a alimentação, ou seja, com o que ingerimos.

Em contra partida, existem alguns alimentos que podem nos ajudar a controlar certas emoções. Aposte nos alimentos que harmonizam suas emoções.  

O que você come tem grande influência sobre o que você sente

De coração leve, fica mais fácil controlar até a boca nervosa.



Veja a seguir sugestões de alimentos para amenizar cada uma dessas situações:



Veja a seguir sugestões de alimentos para amenizar cada uma dessas situações:

nervosismo

Prefira: Aveia;Nozes; Alface; Maracujá; abacate.

Evite: Açúcar branco; Bebidas alcóolicas; Chá verde; Café; Chá preto; Chá mate.

hiperatividade e agressividade

Prefira: Aveia; Trigo integral; Arroz integral; Nozes; Semente de Girassol; Laranja.

Evite: Corantes artificiais; Carnes; Aspatame; Refrigerantes, Açúcar branco; Bebibas alcóolicas; Chá preto; Chá verde; Chá mate.

DEPRESSÃO

Prefira: Aveia; Grão-de-bico; Nozes; Amêndoas; Abacate; Tangerina; Castanha-do-Pará; Pinhão; Banana; Laranja.

Evite:Gordura saturada; corantes artificiais; , Aspartame; Refrigerantes; Açúcar branco; Bebidas alcóolicas; Carnes; Chá preto; Chá verde; Chá mate.

EStresse

Prefira: Batata-doce; Inhame; Arroz integra; Grão-de-bico;Ervilha; Nozes; Amêndoas; Abacate; Tangerina; Semente de girassol sem sal; Banana; Laranja.

Evite:Gordura saturada; Corantes artificiais; , Aspartame; Refrigerantes; Açúcar branco; Bebidas alcóolicas; Carnes; Chá preto; Chá verde; Chá mate; Café.



Pedido de Desculpas


Primeiramente gostaria de pedir desculpas aos admiradores e seguidores do meu blog pela ausência. Não foi por desleixo que deixei de postar. Ontem foi uma correria, pois estava me preparando para uma viagem de atualizações. Estar trazendo coisas novas para o blog. Estava com viagem marcada. E vocês sabem né! Temos que deixar a casa arrumada quando nos ausentamos. Então peço desculpas por esta falha. Mas já já terá um post novinho para agregar em nosso conhecimento.

Grande beijo no coração de todos!

Cordialmente, Cristiane Tecchio.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Blog de menina com críticas à merenda faz escola mudar cardápio


Uma menina escocesa de 9 anos provocou mudanças na alimentação de sua escola depois de fazer um blog que teve mais de 1 milhão de visitações e acabou rendendo um tuíte de apoio do conhecido chef Jamie Oliver.
Martha Payne fotografava seus lanches com a permissão da escola e postava as fotos diariamente em seu blog 'Never seconds' ('Nunca repetir o prato', em tradução adaptada), com comentários e notas sobre a comida.
Entre os aspectos avaliados pela menina, estão a qualidade da comida, a quantidade de 'garfadas' em uma porção e o número de fios de cabelo encontrados.
A repercussão do blog fez com que o conselho municipal de Argyll, na Escócia, se pronunciasse sobre o assunto e fizesse uma visita à escola da menina. O cardápio da merenda, segundo ela e seu pai, Dave, também melhorou, ainda que temporariamente.
'Dá para ver no blog que a comida voltou a piorar', disse ele à BBC Brasil.
Pai e filha foram convidados para um encontro realizado pelo chef escocês Nick Nairn, autor de diversos livros e apresentador de programas de TV, que também terá políticos e ativistas da alimentação saudável em escolas.

A ideia de criar o blog, segundo Dave Payne, surgiu quando Martha chegou em casa comentando sobre um texto 'jornalístico' que teve que fazer para um trabalho escolar.
'Ela chegou dizendo que queria escrever como uma jornalista todos os dias e achamos que um blog seria a melhor ideia', conta o pai.
Desde então, a menina, que vive com a família em uma fazenda, passou a postar fotos do que comia diariamente, com comentários sobre o cardápio.
'A coisa boa deste blog é que meu pai entende por que eu estou com fome quando chego em casa', disse ela em um dos posts.
As primeiras fotos de Martha, de acordo com seu pai, foram reveladoras. As refeições, sempre em porções pequenas, incluíam pizza, hambúrgueres, frituras, poucas verduras e nenhuma fruta.
'Para ela, as fotos eram completamente normais. Para mim, foram chocantes, terríveis. Quase tão chocante quanto isso era o fato de que as crianças achavam aquela comida normal. Ela reclamava um pouco em casa, mas eu não dei muita atenção', disse Dave.
Pouco depois do primeiro post de Martha, ele escreveu em seu perfil de Twitter sobre o blog da filha. 'Na primeira meia hora, três pessoas tinham visto o blog. No dia seguinte, eram mais de 20 mil', conta. Agora, um mês depois, o 'Never seconds' já contabiliza cerca de 1,2 milhão de visitantes.
Alertado por internautas sobre o projeto, o chef Jamie Oliver chegou a mandar uma mensagem para a menina através do Twitter: 'Blog chocante, mas inspirador. Continue! Com amor, Jamie'.
Mudanças
O sucesso do blog colocou o governo local em uma saia justa. Em uma entrevista à BBC escocesa, uma representante do conselho municipal de Argyll afirmou que o almoço servido na escola não tinha problemas.
'Ela disse que não havia nada errado com a comida e que a culpa era de Martha porque ela escolheu os alimentos errados, mas ela escolhe tudo o que pode todos os dias', afirma Payne.
'Mesmo irritados, não quisemos dar mais entrevistas e nos envolver, mas depois disso a comida melhorou na escola. Coisas que ela nunca viu começaram a aparecer no cardápio. Membros do conselho foram visitar a escola com jornalistas e a comida era muito diferente.'
Os estudantes também passaram, a partir daquele dia, a ter direito a porções ilimitadas de salada, frutas e pão, além da opção de se servir novamente do que quisessem.
Martha chamou o blog de 'Nunca pela segunda vez' porque não era permitido que ela repetisse o prato, o que frequentemente a deixava com fome.
'Pela primeira vez eu vi no almoço tomates-cereja, rabanetes, cenouras e pedaços de pepino. Eu escolhi macarrão com queijo, purê de batatas, pepino e pimentões. O macarrão com queijo é sempre bom, mas eu comeria mais. Hoje me perguntaram pela primeira vez: 'É o suficiente para você?'', escreveu a menina no dia da visita.


Texto extraído: http://www.banzeiro.com.br/tecnologia/52499-blog-de-menina-com-cr%C3%ADticas-%C3%A0-merenda-faz-escola-mudar-card%C3%A1pio.html

UM POUQUINHO DE RECICLAGEM.


 O que fazer com o famoso óleo de cozinha?

Beber suco de uva é o que os médicos recomendam às pessoas que têm má circulação sanguínea, pois a fruta ajuda aumentar o colesterol bom e evita acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração. E a gordura, proveniente do óleo de fritura, está entre os principais causadores da obstrução arterial.
O que acontece em várias cidades do Brasil não é muito diferente do que ocorre com o corpo humano. No caso, os vasos sanguíneos são equivalentes às tubulações de esgoto, pois todo o óleo despejado ralo abaixo também obstrui o sistema sanitário. Porém, nesse contexto, nem mesmo todas as uvas cultivadas no Rio Grande do Sul resolveriam o problema.
Contudo, o entupimento das artérias sanguíneas e do sistema de esgoto está longe de ser o único prejuízo causado pelo óleo de cozinha. O produto tem um grande potencial de contaminação. "Quando despejado pelo ralo, o óleo de fritura chega à rede de esgoto e é lançado no mar ou nos rios. O problema é que o óleo é menos denso que a água e ele se espalha pela superfície com muita facilidade. Basta ver que apenas um litro de óleo é suficiente para contaminar até um milhão de litros de água, impedindo a passagem de luz solar na água, além de prejudicar a oxigenação das plantas aquáticas e afetar todo o seu ecossistema. Portanto, cada litro de óleo recuperado equivale a milhares de litros de água preservada", explica Stefan Klaos Lins, químico santista especializado em meio ambiente.
É de extrema importância reciclar o óleo de cozinha, frequentemente utilizado em frituras. A capacidade poluente da substância é muito alta: apenas um litro de óleo é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente a quantidade média consumida por uma pessoa durante 14 anos.
A poluição causada óleo na água prejudica a oxigenação, matando plantas e peixes na região ou deixando-os doentes.
Se o óleo for despejado diretamente no esgoto, ele encarece o tratamento deste em cerca de 45%. Além de todos esses problemas, ele ainda causa mau cheiro e pode provocar entupimento, ajudando a causar refluxos e alagamentos.
Para evitar todos esses problemas é só adotar uma postura mais consciente, evitando usar óleo desnecessariamente e coletando o mesmo para a reciclagem.  O ideal é colocá-lo em uma garrafa de plástico transparente, e entregar em algum posto de coleta na cidade.
Uma das opções práticas e econômicas está transformar esse mesmo óleo em sabão. O processo pode ser feito em casa mesmo.

Veja! Nesse vídeo vamos aprender como reutilizar o óleo de cozinha para fazer sabão em vez de jogar fora. Segue o link de acesso!
Artigo interessante e com um montão de receitinha. Escolha a sua!
http://www.geronetservices.com/downloads/Oleodefritura.pdf

Locais de coletas em Governador Valadares: Supermercados Coelho Dinis e Araújo do Shopping (Hipermercado). E na sua cidade onde há postos de coleta de óleo usado?

domingo, 27 de maio de 2012

Entenda um pouco mais sobre Doença Celíaca

          O glúten é a principal proteína presente no trigo, na aveia, centeio, cevada e no malte (subproduto da cevada), cereais amplamente utilizados na composição de alimentos, bebidas e outros produtos.
          Algumas pessoas apresentam uma “intolerância” permanente ao glúten, chamada doença celíaca.
          A doença celíaca é conhecida desde o Século XI, mas foi só em 1888 que Samuel Gee, um pesquisador inglês, a descreveu em detalhes e achou que as farinhas poderiam ser as causadoras da moléstia. Em 1950, Dicke, um pediatra holandês, observou que durante a guerra, quando o pão esteve escasso na Europa, diminuíram os casos de doença celíaca. Três anos depois ele conseguiu comprovar sua teoria, deixando claro o papel do glúten na provocação da doença.
           A doença celíaca é uma doença autoimune com predisposição genética, por isso é muito comum encontrar vários celíacos numa mesma família. Nestes casos, o glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado, prejudicando a absorção dos nutrientes.
          Na sua apresentação clássica, os sintomas podem ser diarreia ou prisão de ventre, anemia, perda de peso, aftas, problemas digestivos, gases, barriga estufada, enjoos e vômitos, problemas na pele como dermatite herpetiforme ou psoríase, baixa estatura, etc. No entanto, estes sintomas podem variar de um indivíduo para outro. Mas a forma mais comum de manifestação da celíaca é a assintomática (sem sintomas aparentes). Pode estar associada a infertilidade, diabetes, obesidade, osteoporose, problemas de tireoide, artrite, depressão, irritabilidade, déficit de atenção, linfomas, câncer e outros.

          O tratamento para a doença celíaca consiste em uma dieta totalmente isenta de glúten.

Alimentos permitidos:

Nunca compre produtos a granel!

Leia sempre o rótulo e a lista de ingredientes toda vez que for comprar o produto, mesmo que já o conheça

Farinhas permitidas:

  • Creme de Arroz ou Milho
  • Farinhas de Arroz, Milho, Mandioca ou Banana
  • Flocos de Arroz, Milho e Quinoa ou Quinua
  • Féculas de Batata ou Mandioca
  • Polvilhos Azedo ou Doce
  • Araruta
  • Fubá ou fubá de canjica
  • Amido de milho ou arroz
  • Tapioca ou beiju
  • Sagu
  • Canjica
  • Canjiquinha

Alimentos:

  • Arroz, feijão, milho, soja, grão de bico, ervilhas
  • Macarrão de arroz, soja ou feijão
  • Frutas secas (ameixa, passas, damasco, banana etc)
  • Castanhas, nozes, amendoins
  • Sementes de linhaça, abóbora, papoula, girassol, gergelim
  • Amaranto
  • Quinoa ou Quinua
  • Frutas no geral
  • Legumes e verduras
  • Batatas, cenouras, beterraba, mandioca

Bebidas permitidas:

Todas que não contém em sua formulação nenhum dos alimentos proibidos nem seus derivados.

Carnes:

  • Todas, desde que não sejam empanadas ou preparados com algum ingrediente que contenha glúten, por exemplo, industrializados como temperos, molhos e caldos.

Orientações importantes:

          O tratamento fundamental é a exclusão total dos alimentos e seus derivados que contenham glúten, isto é: TRIGO, CENTEIO, CEVADA e AVEIA. Em alguns casos os celíacos também são intolerantes à LACTOSE, sendo necessário um exame clínico adequado para determinar este diagnóstico. De qualquer forma, é necessário que os seguintes cuidados sejam tomados:
  • Somente compre produtos alimentícios produzidos em padarias ou supermercados que tenham local separado para produção de alimentos sem glúten, por causa da contaminação ou traços de glúten.
  • Separe uma esponja ou bucha para lavar os utensílios de preparação sem glúten. Sempre lave bem toda a louça para não haver contaminação.
  • Não reutilize o óleo de frituras de alimentos com glúten, pois ele já está contaminado. Da mesma forma, procure se informar nos restaurantes se o óleo utilizado é novo.
  • Não coloque no forno ao mesmo tempo alimentos com e sem glúten.
  • Utilize vidros ou vasilhames dosadores para acondicionar geleia, mel, requeijão, maionese, manteiga ou margarina, ou qualquer outro produto de uso comum, evitando assim a contaminação ou traços de glúten.
  • Luvas cirúrgicas e preservativas podem conter farinha de trigo na embalagem, entre em contato com o fabricante para melhores esclarecimentos.
  • Aos católicos é sugerida a comunhão na espécie do vinho, já que a hóstia contém glúten.
  • Não comer alimentos ou recheios que sejam preparados com glúten e seus derivados.
          Tenha sempre muito cuidado ao consumir produtos industrializados pois eles podem ter sofrido contaminação por glúten:

  • no processo de fabricação, já que podem fabricar produtos com glúten e sem glúten no mesmo maquinário ou no mesmo ambiente.
  • alguns fabricantes desconhecem sobre alimentos sem gluten e adicionam ao rótulo informações erradas, então leia sempre o rótulo a procura da inscrição" contém "ou" não contém glúten"), bem como a lista dos ingredientes. Na dúvida, não compre ou ligue para o SAC( Serviço de Atendimento ao Consumidor).
  • a indústria pode modificar a composição do produto, portanto, leia todo o rótulo, antes de adquirir, mesmo sendo um produto que você tenha costume de comprar.
  • deve-se dar atenção também aos alimentos e produtos farmacêuticos que utilizam amido de trigo como ingrediente em suas formulações. Para isso, o paciente celíaco deve ser orientado quanto à composição dos medicamentos prescritos para ele, pois o glúten pode estar presente como excipiente nas cápsulas, comprimidos ou suspensões orais.


Fontes:
Sem Glúten com Afeto. Daniela Cota Carvalho Psicóloga Clínica e Facilitadora de Biodanza. Há 10 anos faz dieta isenta de glúten e vem desenvolvendo diversas receitas e produtos caseiros sem glúten.
Vida Sem Glúten. Raquel Benati e Flávia Anastácio de Paula. ACELBRA – RJ.
http://www.acelbramg.com.br/

sábado, 26 de maio de 2012

SERÁ QUE VOCÊ RALMENTE SABE SOBRE QUALIDADE DE VIDA?


          Hoje se ouve muito falar em qualidade de vida.  Mas o que significa esse termo na verdade? Alguém já parou para pensar? Hoje quando atendemos, falamos muito para nossos pacientes. A mudança de hábitos alimentares, a prática de uma atividade física e o lazer, conciliado gera qualidade de vida. Será que é só isso? Fiquei me perguntando.
          Fique na dúvida se meu conceito estava correto. Resolvi pesquisar o termo, e achei algumas definições. Destacarei algumas delas:
  • A expressão qualidade de vida foi empregada pela primeira vez pelo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson em 1964 ao declarar que "os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas." O interesse em conceitos como "padrão de vida" e "qualidade de vida" foi inicialmente partilhado por cientistas sociais, filósofos e políticos. O crescente desenvolvimento tecnológico da Medicina e ciências afins trouxe como uma consequência negativa a sua progressiva desumanização. Assim, a preocupação com o conceito de "qualidade de vida" refere-se a um movimento dentro das ciências humanas e biológicas no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE DIVISÃO DE SAÚDE MENTAL GRUPO WHOQOL).
  • Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis. (Wikipédia)
  • A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde: paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade, justiça social. (Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948)
          Então, conseguiu se identificar com alguma dessa difinições? Eu descobri que nas minhas orientações e no meu conceito de qualidade de vida estão faltando muitos itens para ser completo.
          Mas como conseguir tudo com harmônia, se sempre faltará alguns desses itens. Mas qualidade de vida somos nós que propiciamos. Nós que fazemos o momento.
          Não estou questionando esse termo à toa. Ele é pertinente!
          Vou contar uma história para vocês onde percebi a falta de peças nesse enorme quebra cabeça.
          Temos um grupo de amigas da faculdade. São muito animadas. Todas lindas e com muito carisma. Umas apaixonadas pelas outras. Uma do grupo vai se casar e resolvemos fazer o chá de panela de despedida de solteira. Faltaram algumas por motivos pessoais, outras talvez não estivesse mesmo com vontade de ir. Mas era um dia especial para nossa amiga que iria casar. Bom, as sobreviventes estavam lá batendo carteirinha como sempre. Na hora das bincadeira, eu de vez enquando viajava no meu mundo... Pensando que no pacote das pessoas que não queriam sair de casa, estava euzinha que cheguei em pensar na hipótese de não ir.
          Mas fui assim mesmo. E foram feitas homenagens lindas para a noiva. Todas nós rindo, falando alto e juntas como toda mulher (rs). Naquele momento percebi que estava tendo um dos meus intem de qualidade de vida, somando com todos aqueles que já haviam conquistado durante o dia. O conhecimento, a companhia das minhas filhas, os meus primos, o descanço merecido do final de semana, a alimentação, a paz interior, a minha moradia. E resolvi me entregar aproveitando o momento com todas elas.
PERFEITO meninas!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O melhor e o pior da Geração Y

          Saindo um pouco da Nutrição... Então, resolvi compartilhar esta reportagem exibida pelo site http://msn.clickcarreira.com.br/querocrescer/2012/5/25/3951/o-melhor-e-o-pior-da-geracao-y.html. , pois achei muito interessante a visão positiva e negativa dos jovens de hoje (classificados com Geração Y). Vale a Pena ler... Quem sabe você não se identifica com um dos itens citados.

O melhor e o pior da Geração Y


          O mercado está um pouco assustado com as características da Geração Y, e em diversos momentos observamos o despreparo de gestores e de empresas em promover as mudanças que se mostram necessárias e urgentes. O que mais se observa é uma constante busca por modelos que permitam o "enquadramento" dos jovens em processos organizacionais que foram estabelecidos nos últimos 30 anos. Todo esse cenário tem pressionado os jovens a uma constante adaptação em suas escolhas, contudo, as expectativas atuais da Geração Y são formadas por estímulos intensos e diferentes, por isso, esse processo de adaptação não é fácil.
          Na verdade, o que há é uma necessidade de adaptação diante das transformações que os jovens promovem a cada geração. O processo não é simples para ninguém, mas, acredito que haverá um equilíbrio na medida em que essa geração alcançar posições mais consolidadas, onde possa alcançar maior maturidade e experiência.
          Observando atentamente a Geração Y, podemos encontrar algumas características muito positivas, tais como:
Energia – ser jovem é ter um elevado estoque de força e habilidades que, se bem direcionado, promove um grande desenvolvimento através das experiências.
Ousadia – ser jovem é possuir questionamentos que podem "quebrar paradigmas" e promover transformações em um mercado muito mais competitivo, onde as empresas necessitam, como nunca, de inovações.
Curiosidade – ser jovem é explorar o novo sem receios. Em um mundo cada vez mais dependente de tecnologia, tornou-se comum ver jovens alcançando grande intimidade com os novos equipamentos e novos processos.
< !--[if !supportLineBreakNewLine]-->
< !--[endif]-->
          Contudo, é fato que, em um mundo muito mais dinâmico, o jovem também tem alguns pontos, para os quais precisa dedicar maior atenção, pois são neles que encontrará suas fragilidades e limitações. Alguns pontos são:
Escolhas – para o jovem, é natural ficar inseguro quando precisa fazer escolhas. Essa geração sempre foi estimulada a vencer, acertar, ser vitoriosa. Não foi preparada para derrotas, perdas e frustrações. Como fazer escolhas significa "perder" alguma coisa, o jovem de hoje evita tomar decisões.
Foco – a quantidade de possibilidades e estímulos sedutores que o jovem encontra atualmente faz com que ele adote um comportamento superficial diante de todas as coisas. Sem foco, sua trajetória segue um ritmo mais lento, inclusive para as próprias expectativas.
Valores – os jovens gostam de saber seus resultados e gostam de compartilhar. A armadilha se instala quando a competitividade destrói os valores e os resultados são alcançados no melhor estilo “custe o que custar”.
          Certamente, a Geração Y não é muito diferente de outras gerações. Como antes, sempre veremos características que apresentam o melhor e o pior de cada jovem. Cabe a cada um saber explorar suas próprias características, buscando a melhor estratégia para o seu desenvolvimento.
Escrito por: Sidnei Oliveira é consultor, autor e palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Novos Talentos e Redes Sociais, sócio-fundador da Kantu Educação Executiva, vice-presidente do Instituto Atlantis de preservação ambiental, consultor-associado da Empreenda Consultoria e membro do conselho de administração da Creditem Cartões de Crédito.



NUNCA DESISTIR DE LUTAR!


Conquistas se conseguem com muitos esforços. É BATALHA diária. Um movimento infindável. Está ai a prova disso... Parabéns a todas as NUTRICIONISTAS que lutaram por um reconhecimento digno.

Como dizia o Sylvester Stallone na pele do personagem Rock Balboa.

“Ninguém vai bater mais forte que a vida. Não importa como você vai bater e sim o quanto aguenta apanhar e continuar lutando; o quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha.” (Rock Balboa – 2007).
A luta não para por aqui... Ainda temos muito a conquistar. Mas vejo que juntos e unidos conseguimos com esforços conquistar nossos espaços e objetivos.
Diante disso anuncio um conquista importantíssima...
Foi aprovado por unanimidade o piso salarial do nutricionista em R$ 4.650,00!
E que faça-se cumprir!!!
Segue o link do site da Câmara dos Deputados:


quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Café e a Saúde


          O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína – geralmente 80 a140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação.  

          Quem já não ouviu falar que o consumo de café interfere na absorção do cálcio e pode acelerar a osteoporose? Ou que o café está associado a males do estômago, à agitação e pode causar dependência? O fato é que o café, que já foi símbolo da economia do Brasil, também pode trazer benefícios à saúde.
          Mas as novidades não param aí...
          A maioria das pessoas que consome café diariamente desconhece as substâncias saudáveis e os seus efeitos terapêuticos.
          O consumo moderado de café (de três a quatro xícaras 50ml a 100ml por dia) previne problemas tão diversos como o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares, o câncer de cólon e o consumo de drogas e álcool. Além disso, melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
          O café contém vitamina B, lipídios, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína.
          O café tem propriedades antioxidantes, combatendo os radicais livres e melhorando o desempenho na prática de esportes.
          Doenças como infarto, máformação fetal, câncer de mama, aborto, úlcera gástrica ou qualquer outro tipo de câncer não estão associadas ao consumo moderado de cafeína.      Segundo alguns estudos, o seu consumo poderá mesmo baixar o risco de cancêr da próstata.
          Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
          A cafeína chega às células do corpo em menos de 20 minutos após a ingestão do café.    No cérebro, a cafeína aumenta a influência do neurotransmissor dopamina.
          
          Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos destacar:
ação diurética compulsiva causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais;
  • o enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B;
  • possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do “câncer da mama”);
  • pode causar o aparecimento de pólipos (primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas;
  • reduz a taxa de oxigenação dos neurônios;
  • provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que ocasionam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.

Links interessantes:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dicas de Prevenção da Anemia Durante a Gestação

Anemia Ferropriva
Doença causada por falta de ferro no organismo.

Sintomas:
Falta de fôlego;                                  
Tonteira;
Fadiga e fraqueza;
Dor de cabeça;                           
Pele pálida.

Causas:
Insuficiente ingestão de alimentos fontes de ferro;
Insuficiente absorção de ferro.
Porque o ferro é importante?
Reduz o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso;
Reduz o risco de morte materna no parto e no pós-parto imediato;
Melhora a capacidade de aprendizagem da criança;
Melhora a resistência às infecções;
É fundamental para o crescimento saudável.
Aleitamento Exclusivo
O leite materno fornece todos os nutrientes e energia que o bebê necessita, tudo isso na quantidade exata para crescer forte e saudável.
Alimentos ricos em ferro: Carnes vermelhas, folhosos verde-escuros (agrião, couve, cheiro-verde, taioba, feijão e outros).
Alimentos que ajudam na absorção do ferro: Laranja, goiaba, acerola, caju, limão.
Alimentos que atrapalham a absorção do ferro: Café, chá, leite e derivados.




terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia do Abraço - 22 de Maio


         
         Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma: 
  • inspirando e expirando três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes.

         O efeito terapêutico do abraço é inegável.
         Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem.
         Se você estiver sentindo um vazio interior, tente abraçar o seu amigo (a), deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a),para que o possa sentir junto a você.
         Nos momentos de dor e de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.

         Pelo abraço,
  • transmitimos emoções,
  • recebemos carinho,
  • trocamos afeto,
  • compartilhamos alegria,
  • amenizamos dores,
  • demonstramos amizade,
  • doamos amor,
  • expressamos nossa humanidade.

         É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno, profundo e afetuoso abraço.

Fonte Mensagens e Poemas: http://mensagensepoemas.uol.com.br/abraco/22-de-maio-dia-do-abraco-3.html