segunda-feira, 25 de junho de 2012

O PAPEL DA NUTRIÇÃO NO APRENDIZADO - Parte I


Esse post é uma interação multidisciplinar entre educação e saúde. Vamos entender a aprendizagem na visão da pedagoga Maria Lucia Batista Ferreira e no final alguns nutrientes importantes no processo cognitivo.
Engana-se quem pensa que a nutrição e alimentação não tem um papel importante no aprendizado.
Segundo Maria Lucia, a aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano.
A aprendizagem escolar é também um processo natural. Ela resulta de uma complexa atividade mental que envolve o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios.
As dificuldades de aprendizagem na escola podem conduzir o aluno ao fracasso escolar. Essas dificuldades, raramente, têm origens apenas cognitivas. Vários fatores podem interferir na vida escolar da criança, tais como: os problemas de relacionamento professor – aluno, as questões metodológicas, os conteúdos curriculares, a dinâmica familiar, problemas sócio – econômicos.
O aluno, quando percebe suas dificuldades na aprendizagem, apresenta muitas vezes desinteresse, desatenção, irresponsabilidade, agressividade, desmotivação e incômodo com as tarefas escolares. O sentimento de incapacidade leva à frustração.
Nenhum aluno tem baixo rendimento por vontade própria. A dificuldade acarreta muito sofrimento para a criança.
Para fortalecer a sua auto-estima é importante valorizar o que a criança sabe. Mostrar-lhe o quanto é boa em tarefas nas quais tem habilidade. É fundamental incentivá-la, encorajá-la a desenvolver outras tarefas nas quais ela não seja tão boa.
A paciência, o apoio e o encorajamento do professor são impulsionadores do sucesso do aluno.
A alimentação atua diferentemente no crescimento e desenvolvimento, no modo de olhar e sentir, na energia despendida no trabalho e nos jogos e na expectativa de vida. A nutrição inadequada é um obstáculo à aprendizagem. A criança má nutrida não pode participar das atividades escolares como deveria se estivesse bem alimentada. A capacidade intelectual é, portanto, proporcional a uma boa alimentação, a uma boa nutrição.
Além da atitude positiva do professor, para que resultados concretos sejam obtidos, é preciso ser feito um trabalho em conjunto com pais, psicólogos, profissionais da escola, profissionais da saúde e outros. Todos deverão estar envolvidos em um único objetivo: ajudar a criança.



Vitaminas e minerais de que o cérebro precisa: fontes e sintomas da deficiência.

VITAMINA/MINERAL
FONTES ALIMENTARES
SINTOMAS DA DEFICIÊNCIA
Vitamina A
Laticínios, carnes, peixes, ovos, frutas e legumes (como betacaroteno)
Visão deficiente, lento desenvolvimento.
Vitaminas do Complexo B
Grãos integrais, folhas verdes, ovos, carnes, peixes, sementes e legumes.
Pouca energia, depressão, memória fraca, ansiedade.
Vitamina C
Frutas e vegetais frescos
Depressão, infecções, resistência baixa.
Vitamina E
Oleaginosas, sementes e seus óleos: azeitonas, folhas verdes, germe de trigo.
Problemas digestivos, formigamento nas mãos e nos pés, nervos danificados.
Ácido fólico
Folhas verdes, cereais enriquecidos, feijão e legumes.
Irritabilidade, fadiga mental, memória fraca, insônia, depressão.
Cálcio
Laticínios, folhas verdes, frutas secas, soja,
Ansiedade, insônia e irritabilidade.
Ferro
Folhas verdes, legumes, carnes, melado, ovos e cereais enriquecidos.
Pouca energia, cansaço, atividade mental fraca, depressão.
Magnésio
Verduras, oleaginosas, sementes e feijão.
Irritabilidade, insônia, hiperatividade, energia oscilantes.
Manganês
Grãos integrais, abacaxi, oleaginosas, sementes, feijão e folhas verdes.
Tontura, energia oscilante.
Zinco
Frutos do mar, oleaginosas e sementes.
Falta de concentração, perda de apetite, atividade mental fraca.
Vitamina D
Peixes gordos, laticínios fortificados e principalmente a luz do sol.
Oscilação de humor e depressão.


Colaboradora: Maria Lucia Batista Ferreira  é professora formada pelo Instituto de Educação do Rio de Janeiro;  Licenciatura Plena em Pedagogia com especialização em Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação e Letras São Judas Tadeu RJ.

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